FERRAMENTAS ÚTEIS QUE PODEM SALVAR A SUA VIAGEM

Quando estamos viajando algumas coisas básicas do dia a dia acabam se tornando mais difíceis, como pedir uma comida em um restaurante com o cardápio em outra língua. E quando não temos internet a situação fica ainda mais complicada. Por isso, separamos algumas ferramentas úteis para viajar que podem fazer a diferença nessas horas. Veja a lista:

GOOGLE TRADUTOR

O Google Tradutor oferece alguns recursos que são ideais para quem está viajando. Conheça três deles:

TRADUÇÃO SEM INTERNET

Você sabia que é possível usar o Google Tradutor sem internet? É só baixar o aplicativo e depois fazer o download da língua que você deseja traduzir. Desta forma, quando estiver viajando, você não ficará dependendo sempre da internet para se comunicar ou descobrir o que significa determinada palavra.

17

TRADUZINDO ATRAVÉS DE FOTOS

Outra funcionalidade do Google Tradutor é traduzir através da câmera fotográfica. Isso é ótimo quando estamos viajando para entender alguma placa ou até mesmo cardápios. É só ativar a câmera no aplicativo e colocar o celular em cima daquilo que você quer traduzir. A tradução irá aparecer na sua tela e também funciona offline.

imagem02

TRADUZINDO POR VOZ

Outra ferramenta que o Google Tradutor oferece, mas apenas online, é a tradução por voz. É possível “ditar” o que você deseja que seja traduzido e ainda ouvir a pronúncia na outra língua.

imagem03

GOOGLE MAPS

O Google Maps também possui diversas ferramentas que são muito úteis para os viajantes.

SEM INTERNET

Assim como o Google Tradutor, é possível usar o aplicativo sem internet. Para isso, é necessário baixar o mapa da cidade ou região que você quiser enquanto estiver com internet. Depois, você conseguirá navegar normalmente. A cada 30 dias, o download é renovado ou excluído automaticamente caso o usuário não esteja mais usando o mapa.

Para fazer o download da cidade, país ou região, é bem simples e existem duas maneiras:

  1. Digite o nome do destino na busca do Maps e clique no “pin vermelho”. No canto direito haverá a opção “download”;
  2. No menu lateral do Maps, escolha “áreas off-line”, que é onde ficam salvos seus mapas temporários. Para criar um novo, escolha “área personalizada” e use o zoom do mapa para definir a região a ser baixada.

imagem04

EXPLORAR

Uma dica para aquela hora que dá fome e não sabemos um lugar bom e perto para comer. Em “Explorar”, uma das mais recentes funcionalidades do Google Maps, o turista consegue descobrir pela sua localização bares, restaurantes, entre outros locais, próximos dele e com avaliações. Os locais são divididos em grupos “Para gastar pouco”, “Para café da manhã”, “Para almoçar”…

TRANSPORTE PÚBLICO

Para quem deseja economizar durante as viagens, o Google Maps também mostra alternativas de rotas feitas por transporte público e diz, inclusive, daqui a quanto tempo o próximo ônibus irá sair.

maps01

TÁXI E UBER

Já é possível ver também quanto tempo irá demorar para fazer determinado trajeto de táxi ou Uber e quanto é a estimativa da corrida.


BIKE

Para quem gosta de andar de bicicleta enquanto viaja, o Google Maps mostra o melhor caminho e dá, inclusive, o nível de elevação das ruas.

maps02

TRÂNSITO

Claro que essas dicas são ótimas também no nosso dia a dia. Mas sabe aquele momento en que precisamos decidir que horas iremos para o aeroporto? Com essa funcionalidade do Google Maps dá para ter uma ideia mais precisa, já que ele mostra como está o trânsito, se há obras no caminho ou ruas fechadas.

imagem05

BUSCA

BUSCA POR VOZ

O Google também permite que o usuário faça buscas por voz. No Android não é necessário baixar nenhum aplicativo. Basta apertar no ícone do microfone e dizer “Ok, Google”. Depois disso, é só fazer as buscas. Para usar o buscador desta maneira no IOS é preciso fazer o download do app.

É possível também traduzir palavras falando “Como eu digo (alguma coisa) em (algum idioma)”, ou ver imagens pedindo “Mostre imagens de (algum lugar)”.

No Android, é possível, inclusive, pedir para fazer ligações e mandar mensagens de texto apenas falando.

imagem06

BUSCA POR IMAGEM

Em alguns celulares que usam Android, ainda é possível usar uma foto ou sua câmera em tempo real para descobrir mais sobre os lugares. Por exemplo, se você estiver no Cristo Redentor, você mostra o monumento para a sua câmera, aperta e segura o botão de home até aparecer uma lista com links sobre o lugar.

Fonte: http://www.essemundoenosso.com.br/